Comrex BRIC-Link II Audio Over IP para Duplex Audio Transmission Versao 2
O Comrex BRIC-Link II, como o Comrex BRIC-Link, é uma solução de baixo custo e alto desempenho para conversão de áudio em IP. Aproveitando muitos dos principais aspectos técnicos da linha de produtos ACCESS de transmissão remota bem-sucedida da Comrex, o BRIC-Link II fornece uma maneira elegante de mover áudio linear ou comprimido com um atraso muito baixo. O BRIC-Link II é muito simples de usar e pode ser implementado em uma ampla gama de links IP. Embora ele carregue um custo inicial, o BRIC-Link II mantém especificações de áudio e confiabilidade de hardware excelentes, tornando o sistema adequado para STLs e outras funções de missão crítica, sem a necessidade de custos de codecs mais completos. O BRIC-Link II está contido em um pequeno pacote de desktop. Dois BRIC-Link IIs podem ser instalados para ocupar 1U de espaço em rack.
Aplicações:
Como seu antecessor, o BRIC-Link II é adequado para links de áudio de alta qualidade ponto-a-ponto em uma variedade de redes de dados, como rádios IP de banda ISM, T1 / E1s, canais de satélite, WANs e LANs. A robustez da tecnologia BRIC (Broadcast Reliable Internet Codec) usada na caixa permite que o sistema tenha um bom desempenho na Internet pública (usando os modos de compressão AAC). O BRIC-Link II é capaz de “multitransmissão” - o BRIC-Link II tem a capacidade de executar um codificador por caixa, mas esse fluxo de codificador único pode ser enviado para até três destinos simultaneamente. Além disso, o BRIC-Link II pode atuar como um servidor de streaming, fornecendo AAC e HE-AAC para players de mídia compatíveis baseados em PC.
Codificação de áudio:
Para usuários preocupados com atrasos e codificação de artefatos, o BRIC-Link II oferece um modo estéreo ou mono linear robusto que não compacta o áudio. Além disso, o BRIC-Link II é o único codec de áudio em tempo real a oferecer compressão sem perdas FLAC, que reduz o rendimento da rede em 30-40% com codificação absolutamente transparente e sem preocupações de codificação em série. Para situações em que uma largura de banda mais reduzida é desejada, o BRIC-Link II oferece os modos AAC / HE-AAC como padrão, permitindo excelente qualidade de áudio com taxas de dados drasticamente reduzidas. Para compatibilidade com aplicativos móveis e web, o BRIC-Link II também implementa a compressão de áudio Opus, juntamente com os padrões VoIP G.722 e G.711.
Conexões e Indicadores:
O BRIC-Link II oferece E / S analógica de nível profissional equilibrada em conectores XLR padrão. Como alternativa, os conectores de E / S esquerda podem ser alternados para o formato de áudio digital AES3. O BRIC-Link II pode ser conectado a uma rede IP através de um conector Gigabit Ethernet. O fechamento de contato e os dados auxiliares são fornecidos em conectores estilo Mini-DIN. O nível de áudio é exibido no painel frontal através de LEDs tricolores L & R. Esses LEDs podem ser configurados para exibir o nível de envio ou recebimento. Um LED de status no painel frontal exibe o status da conexão e também o status da Ethernet. O BRIC-Link II também é equipado com um slot para cartão e uma porta USB para uso futuro. Além disso, o painel frontal do BRICLink II possui um conector de fone de ouvido para fins de monitoramento.
Interface do Usuário: O BRIC-Link II atua como um servidor web, permitindo que o usuário acesse todos os controles através de uma interface web intuitiva. A página exibe o status da conexão, extensos diagnósticos de rede e medidores de nível de áudio para monitoramento remoto. De qualquer local, os usuários podem configurar perfis para várias conexões com comandos de conexão de apontar e clicar. A configuração inicial do IP é facilmente gerenciada pelo usuário com um utilitário de configuração baseado no Windows para ser executado em um computador localizado na mesma rede local para uma instalação de baixo ruído. O utilitário de configuração também funciona como um utilitário de atualização, permitindo que atualizações em flash do site da Comrex sejam aplicadas ao hardware em minutos.
Modos de Transmissão e Atraso: O BRIC-Link II é um verdadeiro codec, oferecendo um codificador estéreo full-duplex e um decodificador em cada caixa. Quando a transmissão bidirecional não é necessária, o canal reverso pode ser desativado. A tecnologia BRIC incorporada inclui um gerenciador de buffer de jitter que equilibra automaticamente o atraso e a estabilidade, aumentando e diminuindo dinamicamente o atraso com base no desempenho da rede. Para redes onde a QoS é conhecida, esses parâmetros podem ser definidos de modo que um nível consistente de buffer de jitter seja mantido. O atraso de codificação de ponta a ponta nos modos lineares é menor que 25 ms e os modos FLAC são menores que 30 ms. Os modos AAC incorporam cerca de 100mS de atraso total e os modos HE-AAC fornecem cerca de 220mS. Além do atraso de codificação, a propagação de rede e os buffers de jitter adicionam atraso a qualquer link IP e são dependentes da rede.
Recursos adicionais: O BRIC-Link II fornece quatro fechamentos de contato de ponta a ponta a serem entregues juntamente com o fluxo de áudio em cada direção. Como alternativa, as entradas de fechamento de contato podem ser configuradas para iniciar conexões. Um fluxo de dados auxiliar está disponível via RS232 junto com o fluxo de áudio. Nos modos AAC, o sistema é capaz de enviar até 3 fluxos de codificação unidirecionais para separar os decodificadores (exigindo largura de banda adicional). Além disso, o BRIC-Link II suporta IP Multicast em redes capacitadas.
Sobre os Algoritmos de Codificação do BRIC-Link II: Linear - O modo linear do BRIC-Link II digitaliza áudio para amostras de 16 bits. Ele não compacta ainda mais o áudio, mas empacota um quadro de amostras de áudio e as transfere pela rede sem corrompimento. O áudio analógico é amostrado a 48 kHz, comprovando resposta de freqüência de 22 kHz. Se a Entrada / Saída AES3 for usada, o BRIC-Link II pode utilizar áudio amostrado de 44,1 kHz e 32 kHz. Como mostrado na tabela abaixo, isso pode economizar a largura de banda da rede (e reduzir a resposta de frequência ligeiramente).
FLAC - O BRIC-Link II oferece o algoritmo FLAC (Free Lossless Audio Compression) para aqueles que desejam economizar largura de banda sem sacrificar a qualidade de áudio. Como a FLAC é sem perdas, não há preocupações sobre artefatos ou imunidade para codificação adicional no link. Em média, o áudio normalmente remove 30-35% dos dados da rede quando comparado ao linear. FLAC codifica áudio analógico a 48 kHz com resolução de 16 bits. Se AES3 In / Out for usado, o FLAC pode utilizar áudio amostrado de 44,1 kHz ou 32 kHz, economizando ainda mais a largura de banda. A resposta de frequência e todas as outras especificações são idênticas às lineares, com um atraso ligeiramente mais longo (5ms).
AAC - Para aplicações que exigem largura de banda reduzida, mas excelente qualidade de áudio, o BRIC-Link II pode utilizar o algoritmo de codificação AAC (licenciado pelo Fraunhofer IIS) para fornecer áudio estéreo quase transparente a uma taxa de dados de 128 kb / s ou inferior. Estão disponíveis vários modos AAC que reduzem a largura de banda e oferecem uma opção de operação estéreo ou mono.
HE-AAC - Para reduzir ainda mais os requisitos de largura de banda de rede (por exemplo, para operação na Internet pública) o BRIC-Link II inclui HE-AAC, que combina o poder de codificação de AAC com Spectral Band Replication para reduzir os requisitos de dados para altas freqüências. Normalmente, considera-se que o HE-AAC soe quase tão bom quanto o AAC em uma largura de banda de rede menor. HE-AAC é a versão padronizada do algoritmo conhecido como AAC-Plus. Estão disponíveis vários modos HE-AAC que reduzem a largura de banda e oferecem uma opção de operação estéreo ou mono. HE-AACv2 também está incluído, o qual utiliza codificação estéreo paramétrica, resultando em taxas de dados extremamente baixas.
Opus - Opus é uma oferta mais recente que combina baixo atraso e baixa utilização da rede. O Opus está incluído principalmente para compatibilidade com aplicativos softphone e conexões de Internet usando o WebRTC (consulte Notas técnicas sobre o WebRTC no site da Comrex).